sábado, 5 de junho de 2010

A verdade sobre o Mogno africano khaya ivorensis:

Olá amigos, estou aqui hoje para esclarecer uma grande confusão que as pessoas fazem hoje em dia, falar que vão plantar mogno africano(khaya ivorensis) porque é resistente às pragas.
é verdade sim, que o Mogno Africano é resistente à lagarta hypilla grandella, mais conhecida como broca do ponteiro, más ele sofre o ataque de outras pragas, que ao invés de atingir o ponteiro, atinge o troco, é a hypilla robusta, ela atinge o tronco danificando a madeira e deixando ainda mais inviavel o seu plantio. Além disso, o Mogno Africano khaya ivorensis demora mais tempo para crescer, 18 anos para o corte irrigado e tem a madeira 40% mais barata.Além disso tudo, já sao encontrados métodos para combater a broca do mogno brasileiro(H. grandella) e já a do mogno africano khaya ivorensis (H. robusta) não foi desenvolvido ainda nenhuma forma de combate.
abaixo uma foto de uma plantação de mogno africano khaya ivorensis sendo atacada:




Obrigado a todos e boa semana, qualquer duvida perguntem.

43 comentários:

  1. Olá, preciso de novo parabenizá-los por também este blog. Vou incluí-los na minha lista de recomendações.
    Ambos estão com rico conteúdo.

    ResponderExcluir
  2. E quanto a espécie Khaya Senegalensis???

    ResponderExcluir
  3. a khaya senegalensis, demora muito pra crescer(20 anos irrigado) e dá muito problema, pois nao cresce ereta, o tronco se deforma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tronco se deforma,porque vc não tem matrizes iguais as minhas.Veja o meu site. www.mognoonline.com.br

      Excluir
  4. você poderia me passar qual seria o inseticida ideal para a broca do ponteiro ? meu e-mail é vagschmidt@yahoo.com.br

    Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal bom dia!!! Gostaria de responder à todos vocês, por favor me enviem um email!!

      mognobrasileiro@hotmail.com

      Aguardo!!

      Muito obrigado!

      João

      Excluir
  5. Olá, obrigado por contribuir com seu conhecimento. Muitos sites falam mil maravilhas sobre o mogno africano. É importante que opiniões divergentes sobre o assunto sejam postadas, evitando assim futuros prejuísos. A família Meliácea tem muito valor aqui no Sul, mas essa tal de broca dos ponteiros inviabiliza o cultivo.

    ResponderExcluir
  6. vagner, me mande um email: mognobrasileiro@hotmail.com
    que eu te passo tudo!
    grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Gostei do seu blog, sou plantador de Teca, agora estava pensando em partir para o mogno e encontrei seu blog. Gostaria de saber mais sobre mognos? meu e-mail é fabiomachado00@gmail.com. Você tem msn? Abraços e muito obrigado

    ResponderExcluir
  8. olá fabio! me mande um email com qualquer duvida que eu te ajudo uai!
    como tem se saído a teca? tenho um pé atras com ela não sei porque..
    grande abraço

    ResponderExcluir
  9. Caro amigo, realmente você me colocou em dúvida, pois estive no Projeto de Irrigação Jaíba (Norte de Minas)e pude observar o avanço da broca no mogno brasileiro. O projeto possui alguns plantios isolados do M. Braileiro, porém com abundância de irrigação. Ao consultar um funcionário da EPAMIG, obtive a informação de que o Mogno Africano seria mais recomendado, pois seria mais resistente a praga. Minha pretensão inicial é plantar 05 hectares e iria iniciar os contatos com uma turma de Goiânia, a qual vem tendo êxito no plantio do Mogno Africano. Você poderia me passar mais informações a respeito? Pela sua experiência, o que devo fazer? Se eu investir no mogno brasileiro terei um custo mais elevado do que no africano? Se for possível me responder, o meu contato é: ronilsonrocha@yahoo.com.br . Gostaria também de obter informações sobre as mudas, você as tem? Quais os valores incluindo frete? Local de entrega: Projeto de irrigação de Jaíba, Municipio de jaíba CEP 39.480-000. Cordialmente Ronilson Rocha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal bom dia!!! Gostaria de responder à todos vocês, por favor me enviem um email!!

      mognobrasileiro@hotmail.com

      Aguardo!!

      Muito obrigado!

      João

      Excluir
  10. sera que o mogno africano desenvolve aqui na paraiba, regiao do brejo paraibano.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. ola meu email é aline.tudorosa@hotmail.com.br morro em barreiras Bahia e gostaria de investir em mogno africano poucos hectares. Vc poderia me mandar material de estudo, não sou do ramo mas pensei ser uma boa opção. Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal bom dia!!! Gostaria de responder à todos vocês, por favor me enviem um email!!

      mognobrasileiro@hotmail.com

      Aguardo!!

      Muito obrigado!

      João

      Excluir
    2. Também sou da Paraiba mais precisamento do sertão! estou interessado em fazer um plantio de Mogno me mande informações pelo email! flaviano-lucena3@hotmail.com

      Excluir
  13. ola meu email é aline.tudorosa@hotmail.com.br morro em barreiras Bahia e gostaria de investir em mogno africano poucos hectares. Vc poderia me mandar material de estudo, não sou do ramo mas pensei ser uma boa opção. Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  14. Ola me chamo Antonio Carlos.
    Gostaria de saber com quantos Hectares eu tenho que ter para um plantio de mil mogno africano?
    E se esse tipo de praga pega também no mogno africano e o que ela pode causar para a minha produção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal bom dia!!! Gostaria de responder à todos vocês, por favor me enviem um email!!

      mognobrasileiro@hotmail.com

      Aguardo!!

      Muito obrigado!

      João

      Excluir
  15. Olá pessoal, vejam o tópico sobre a consultoria e me mandem um email por favor.
    mognobrasileiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Dão uma olhada nesse site pessoal!!! aki mostra que esse crânco é fácil de controlar e não prejudica a qualidade da madeira.. Abraço meu e-mail é helderteruel@hotmail.com abraço a todos..
    http://www.mudasnobres.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=37&Itemid=63

    ResponderExcluir
  17. Helder,primeiro vc precisa estudar e ser Prof.de Biologia,se vc achou a solução para resolver a praga do IVORENSIS ,porque vc não escreve um livro e comprove ,vem aqui na minha plantação resolver para mim já que vc entende. Aqui tem um Pós- Dor. quebrando a cabeça e vc vem fazendo gracinha. Além de formar caroço no fruste ,a seiva não desce e o pé acaba sendo Aniquilando e não engrossa ,veja minha plantação com 13 anos com praga ,com 25cm de diâmetro,veja as Matriz de senegalensis e compare. www.mognoonline.com.br

    ResponderExcluir
  18. amigo a curiosidade seria em relaçao a vc mensionar que madeira do mogno e 40 mais barata??? meu email e jermatiee@hotmail.com ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael,entra no meu site, lá tem um Link da Austrália, fizeram um grande estudo sobre a qualidade da madeira, todos afirmam que é de ótima qualidade,veja o valor que eles acham que será, de 3.500 a 5500 dolares, aqui no Brasil o valor é baixo por fazer o corte com 10 anos, para pegar um alto valor precisa de 20 anos, assim a madeira terá prancha largas acima de 45cm.

      Excluir
  19. o cara estão t embrulhando o mogno africana é resistente sim e é só atacado por arapuás q é de facil combate o retorno é magnifico podem apostar
    essa foto é de mogno brasileiro e não do africano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dbm, vc é muito cara de PAU ,vai estudar,não mete o nariz onde vc não entende !

      Excluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  21. Qual é a importância socioeconômica do mogno? esta pergunta foi feita pra mim, pois curso a faculdade de tecnloógia em agornegócio!! se souber por favor me envie a resposta!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal bom dia!!! Gostaria de responder à todos vocês, por favor me enviem um email!!

      mognobrasileiro@hotmail.com

      Aguardo!!

      Muito obrigado!

      João

      Excluir
  22. Nata te enviei 2 fotos de ivorensis ,uma na CEPLAC na Bahia com muita praga e pés fino e outra no Para ,uma porcaria de ivorensis ,quero ver quem compra madeira deformada. Tem gente fazendo propaganda ,mas na visita a uma plantação levom em plantio de 2 a 3 anos, com esta idade não tem praga mesmo .Quero ver quem tem peito de mostrar uma plantação de 13 anos como a minha. Eu também fui enganado. Na EMBRAPA ;o ex eng. Falesi escreveu um livro baseado em 3 pés, quero ver ele escrever um livro sobre a minha plantação,vem aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu plantio é de quantas árvores amigo? gostaria de plantar também sou do ES.

      Excluir
  23. Plantando por sementes, entre a Khaya anthotheca e a Khaya senegalensis, qual a mais viável?

    ResponderExcluir
  24. Unknown, veja meu Site e tire suas duvidas oque plantar. www.mognoonline.com.br !

    ResponderExcluir
  25. gostaria de mais informações sobre qual a viabilidade financeira real do metro cúbio beneficiado com as especificações do cliente.

    att.; Rosten Bonomo

    Rosten.bio@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosten, no meu site tem um link da Austrália, entra lá, tem a madeira para vc ver,tem também o preço da madeira,eles fizeram um estudo,achão que o preço sera de 3 a 5,5 mil dolares o m³,pés com 20 anos para DAR PRANCHAS LARGAS acima de 70cm de largura,pois ninguém quer fazer emendas em seus moveis. Veja o link na minha pagina: www.mognoonline.com.br

      Excluir
  26. Antonio, venho aqui para não causar tormento, apenas alguns esclarecimentos, sou estudioso do mogno algum tempo, e realmente há inumeras questões em aberto sobre todos os Khayas. Todos eles tem seus pós e contras.
    O Senegalenses realmente é o mais indicado para o plantio no brasil, devido sua área natural na África ser bem parecida com a nossa, porém há necessidade de desbrota nele, oque pra mim, causa muita mão-de-obra. Vantagem de ser bem mais resistente as pragas e doenças.
    O Ivorensis, conheco plantios com espaçamentos 6 x 6 que não tem nenhum caso de cancro na casca, e outros consorciados no sul do pará, com pimenta-do-reino, onde não se sabe o porque, também não apresentaram o cancro.
    Já a Broca-de-Ponteiro, ela pode atacar ou não o mogno-africano devido a não preferencia, lembrando que existem plantações também consorciadas a pau d'alho que não tiveram ataques da broca.
    Em levantamento efetuado no ano de 2000, o pesquisador Dr. Manfred Müller, da CEPLAC, na Bahia, supunha que o agente causador era Botryosphaeria rhodina. Recentemente, registrou-se a ocorrência de cancro no Mogno-africano (Khaya ivorensis), na mesma estação experimental da CEPLAC, através de testes de patogenicidade em casa de vegetação e em plantas com 4 anos de idade, sob condições de campo. (Manfred et al., 2002).
    Tremacoldi et al. (2010) identificaram, no município de Don Eliseu, PA, em K. ivorensis de 2 anos de idade, sintomas de cancro, apontando como agente causal o patógeno Lasiodiplodia theobromae.
    Acredito eu, que o cancro ta muito relacionado com o espaçamento utilizado, claro que uma floresta mais densa, a possibilidade de transmissão e muito maior, atacando mais arvores.
    Em questão de valores, acredito muito e pra quem vc vai vender???
    O senegalenses e mais caro na australia, pq foi a principal espécie plantanda a 30, 40 anos atrás. Conheço florestas na Australia, onde não foi feito ou tomados os devidos cuidados, que ficaram "ridiculas", e naquela época, o m3 de mogno africano era comercializado 2.300,00 hj tem se noticia de 5000 o m3.
    A Europa e EUA, que são os maiores compradores de Mogno, tem sua preferecia a Khaya Anthoteca, e ai???
    Acho também que há muita especulação e marketing em cima do mogno.
    Vc pode ter plantações de 13 anos, isso não e nada para estudo de mogno, desculpa minha franquesa, o Eucalipto tem estudos de 70 anos em cultura, e seu ciclo de 5. O mogno tem estudos de 40 anos (Brasil), e seu ciclo e de no minimo 11 anos.
    Muito tem que ser feito, e graças a pessoas como voçe que arriscam na atividade, que podemos entender e conhecer.
    Só acho errado, "meter o pau" em certas culturas e induzir pessoas a caminhos desconhecidos, por falta de informação.
    Fica aqui meu único conselho a todos que estão interessados no cultivo de mogno-africano.
    Viagem, pesquisem, estudem, viage novamente, pesquise mais ainda e visite florestas, viveiros que tenham prestigio e base no cultivo.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, quanto vc esta levando de grana para fazer propaganda enganosa, veja as 2 pranchas das khaya ivorensis e da senegalensis e compare a ivorensis é vermelha e o mercado quer madeira de cor suave www.mognoonline.com.br. Eu sou Prof. e não vou discutir com vc, sugiro este link da Austrália e assim vc ira aprender ,vc pensa que sabe ,mas é um aventureiro.Veja e aprenda. Soluções Austrália Pty Ltd Clonal. O dr Manfred desconhece a Mariposa a Lagarta e também o fungo. A qui tem um Pos- Doutorado fazendo um grande estudo, vc deve ficar na sua uma vez que demostrou ser LEIGO.

      Excluir
  27. Ola! Estou morando na Inglaterra, e preparando terra para uma plantacao de 6.000 mudas de mogno em MG. comprei 600 sementes de Ivorensis, para fazer uma esperiencia. Nao consigo faze-las germinarem, mesmo seguindo todos os passos indicados. Podes me dar algumas dicas.
    Parabens pela predisposicao de orientarnos.

    Felix Silva

    ResponderExcluir
  28. Felix, vc comprou sementes velhas, o ivorensis precisa colher e plantar em uma semana,mas cuidado ,a praga chega depois de 3,5 anos ,antes é linda,depois vc chora, veja a prancha do ivorensis com as veias todas tortuosa, ninguém compra madeira com defeito, veja a prancha do senegalensis ,tem uma cor mais suave,hoje o mercado quer madeira assim. www.mognoonline.com.br

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde a Todos

    Gostaria de saber se tenho que registar esta floresta que será formada e principalmente na hora do corte.

    Obrigada e um abraço

    Gislaine Heitmann

    ResponderExcluir
  30. Olá Gislaine, vc NÃO precisa registra, apenas não plantar na PPs e reserva legal acima de 1 módulo. Quando vc for fazer o corte precisa sim uma autorização do IBAMA, esse irá ver se vc respeitou as Leis ,se tiver ok pode cortar sim. Tudo que vc plantar pode cortar, veja a ( Instrução Normativa nº3, de 8 de Setembro de 2009 ), veja o Art. 1º , veja meu Facebook ( mogno online ) ou meu site: www.mognoonline.com.br

    ResponderExcluir